domingo, 4 de outubro de 2009

NEOCLASSICISMO

O período que vai da metade do século XVIII ate a primeira metade do século XIX chama-se Neoclássico, pois na arquitetura dessa época havia duas concepções ideológicas, que se refletem na utilização dos elementos arquitetônicos: uma da prioridade as experiências assimiladas por meio da razão, a outra esta nos fundamentos da arte romântica.
O Neoclássico rompe com o Classicismo renascentista porque começou-se a duvidar de suas soluções compositivas a partir do momento em que se tem contato com os elementos remanescentes dos autênticos monumentos. Contrario ao Renascimento, a do período neoclássico jamais sobreporá ordens.
Algumas das características do neoclássico são que: surgirão edifícios com frontões, colunatas, átrios. Serão superestimados a coluna e o dintel. No exterior, impunha-se a necessidade de comunicar sensações de grandiosidade e de força enquanto no interior buscava-se a comodidade e o bem-estar, tipologia do templo converteu-se em tipologia fundamental, linhas volumétricas dominantes são as horizontais, arquitetura compacta, recuperação da nitidez do contorno, plantas em formas quadradas, retangulares ou centralizadas, pintura, arquitetura e escultura tem seus próprios lugares definidos.


Nos Estados Unidos quem difundiu o Neoclassicismo foi Thomas Jefferson. Os edifícios que mais se destacaram foram: o Capitólio do Estado, Monumento a Lincoln, Universidade de Virginia, Monticello entre outros... se destaca o uso da linha direta ininterrupta, cor brancas nos exteriores, gosto pelo uso de colunas, uso de cúpulas, semi-cúpulas, conchas... mais predileção pela iluminação zenital, a decoração consistia essencialmente em relevos esculpidos recuados, ocupando superfícies com poucos ornatos.


Universidade de Virginia

FONTE:http://4.bp.blogspot.com

Por: Analu F. Chiela




Nenhum comentário:

Postar um comentário