domingo, 4 de outubro de 2009

"Vende-se" um Caderno de Croquis...

Quanto você daria por ele?



-







Analu,Andressa, Cintia, Elisane e Lilian. 2009



Olhando assim, talvez não desse muito. Mas a história e a intenção dele é que valem à pena.
Esse caderno foi resultado de um trabalho sobre a Bauhaus. A Bauhaus tem a idéia da produção em série, então trabalhamos com lâminas pra representar uns dos prédios da Bauhaus na capa, criando uma estampa que pode ser reproduzida inúmeras vezes, e em outros materiais. As cores primárias foram usadas por inspiração em obras do respectivo período.




Wassily Kandinsky: “Joyful Arising”



Lâminas de retroprojetor vazadas. Processo utilizado para criar a estampa.

O restante foi pura e divertida experimentação, a terra é uma mistura de tinta com cola textura sobre um lenço de papel (o lenço que dá textura a terra), a utilização da fita colorida pra representar o céu, arame e fios de linha, para o acabamento do caderno e representar os traços, lembram um croqui. Um croqui diferente do qual estamos acostumados.

Também foi previsto um espaço para guardar lápis, borracha, na parte interna da primeira capa que abre. Foi utilizado papel ondulado, papel veludo e Paraná para a confecção das capas.
Algumas falhas sempre acontecem, ainda mais quando se fala em experimentação, a palavra croqui também era para ser uma estampa, com a fonte criada e utilizada pela Bauhaus, mas o papel não permitiu o corte e sempre rasgava, a palavra foi escrita com linha.

Tiramos uma lição... Fazer caderno não é pra qualquer um! Mas quando se fala em história da arquitetura dá-se um jeito.




Por Lilian Würzius.

9 comentários:

  1. Achei muito interessante, a idéia de criar um caderno de croquis,com o tema da Bauhaus!
    A própria função do objeto remete à idéia de experimentação, vista que está era uma das principais caracteristicas da escola; O experimentar, criar, testar, esboçar, tudo isso que era feito na Bauhaus parte de um desenho croqui, (sujestiva à idéia do grupo)!
    Foram usados materiais diversos, e as cores primárias (que também foram caracteristicas marcantes do Movimento De Stijl)deram um estilo "cartoon" ao objeto.
    Sem falar,que ficou utilitário(porta canetas,lápis, borracha, sistema de abrir e fechar), excelente para nossa profissão.
    Muito Bom!

    Parabéns colegas!

    Daniela Zeni

    ResponderExcluir
  2. olá meninas
    Me diverti e aprendi muito olhando o blog de vcs,gostei muito da parte em que fala de o porque estudar a historia bem como os conteúdos postados que foram diversos, bem elaborados e objetivos. As imagens tornam o blog mais atrativo e descontraído, junto a isso quero dizer que foi legal vcs terem postado a forma como elaboraram o objeto, isso chama mais atenção e curiosidade sobre o mesmo.

    De acordo com o estudado a Bauhaus propõe a produção de uma arte funcional não apenas decorativa, mas que atenda às necessidades da sociedade, sendo que adornos e detalhes projetados devem ter a sua funcionalidade caso contrário não são colocados. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, produzir artesanato e tecnologia. Valorizava o que era essencial e típico com um espírito criativo de construir o novo em cima da base tecnológica. O objeto, caderno de desenho de croquis, foi de grande valia para compreender este movimento, posto que utilizou de cores primárias e acima de tudo a criação livre, característica imprescindível da Bauhaus; quanto aos seu valor, por ser artesanal e como vcs disseram ter um valor no porque de sua formulação, penso que não deve poderá ser muito barato, uma vez que não são todas as pessoas que possuem essa criatividade exposta através do mesmo.
    parabéns pelo blog!
    Sinara Ceolin.

    ResponderExcluir
  3. eeeu compro! bom, na verdade eu quero de presente, natal ta chegando :DDDDD.. Não só como colega, mas como amigo também, sei o quanto vocês 'pelaram' pra chegar esse resultado.. não só nas técnicas, mas na pesquisa de materiais e em como ficaria o objeto quando pronto..
    E no final, lindo! Sempre superando expectativas, hehe.. aliás, já que a gente sai da universidade formado em arquitetura, urbanismo, jornalismo, artesanato, artes visuais, publicidade, design, engenharia e tantas outras coisas mais; se nada der certo na nossa vida, bora vender caderno de croqui! *-*

    ResponderExcluir
  4. ahhh!! eu comprooo!!!!
    muito, mas muito legal a ideia de vcs! pois é, fazer caderno de croquiz nao é p qualquer um nao! rsrs!
    mas com os moldes que vcs criaram, para representação do predio mais famoso da bauhaus, qualquer um faria! pois fica muito facil de reproduzi-la em qualquer outro material, e como a ideia da bauhaus é produção em serie, acertaram em cheio!!

    adorei mesmo! muito original, e o que é melhor, pensando em cada detalhe!
    mto bom! parabéns!
    Angélica Cenzi

    ResponderExcluir
  5. "A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora...
    Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto." Estas palavras fazem parte do primeiro manifesto da Bauhaus redigido por Gropius.

    A partir destas sábias palavras e do que o Eduardo comentou, das muitas 'formações' que obtemos dentro da faculdade, podemos perceber que um profissional completo deve compreender também outras áreas não somente uma específica e saber relacioná-las para assim criar harmonicamente.
    Na Bauhaus foi muito valorizada a questão do artesanato, que foi a sinteze do exercício onde fomos nós que criamos os objetos a partir das características das vanguardas. Assim, podemos perceber o valor de algo que é criado a partir do nosso empenho efetivo e exclusivo.
    Eu compraria sim o caderno de croqui criado pelo grupo, pois além de ser muito interessante é algo que nós definitivamente iremos ocupar pelo resto de nossas vida.

    Parabéns meninas pela criatividade!
    Júlia Debastiani

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas!
    Adorei navegar pelo blog de vcs. Como outros colegas já comentaram, ele está bem divertido, com uma linguagem pode-se dizer popular, onde qualquer pessoa compreende.
    A forma como vcs propõe figuras mais textos, ficou clara, dando um entendimento melhor aos assuntos que propuseram.
    Ameeeei o caderno de croquis! Muito criativa a ideia de vcs. E realmente remeteu a idéia da Bauhaus. A questão da produção em série, das cores primárias, a experimentação também... a idéia que as lâminas em cores diferentes deram da produção em série, foi muitoo bom, bem interessante, criativo e de uma certa forma divertida.
    Parabéns a todas!
    Emili

    ResponderExcluir
  7. Anônimo disse...Primeiramente quem não compraria? hehehe
    No que se refere ao caderno de croquis,achei altamente criativo,retratando fielmente o que esta vanguarda que foi visada queria retratar.
    A Bauhaus queria reunir unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais e artísticos.
    Esta escola de arte queria que seus artistas se dedicassem excluvivamente a criatividade e à produção em massa, o que retratava a vontade de mudança que os estudantes desta escola buscavam.

    ResponderExcluir
  8. Historia da humanidade em três Palavras “Nasceram, Sofreram e Morreram.” Então, Deduz-se que o essencial da história é sofrer! Adoooooorei a explicação vista em um post antigo, antigo sobre o pq do nome do blog, acho que poucos pensaram em um nome, álias em um direcionamento do pq do nome :x Se bem que primeiramente eu lembrei da brincadeira: Aquitetura: Arquitortura, tortura de todas as máterias mesmo.. Logo hisortura (hehehe) Mas é só brincadeira mesmo pq se estamos nessa "tortura" é pq não gostamos de moleza ;D (que nenhum outro professor leia isso)
    Em relação ao obejto foi o que eu de cara consegui perceber a qual tema ele propunha-se, tal vez também por ter acompanhado a "peleia" by Dudu, das meninas por procurar experimentar novos materiais! E inserir em um único objeto várias funções! Gostei muito quando vcs mostraram as lâminas com os desenhos, pois foi à forma convincente de provar sim, que o objeto pode ser produzido em série. Meninas SIMMMMM eu compro, e compro MESMO!
    Comentário feito por: Mariana Panzera

    ResponderExcluir
  9. Ola grupo!

    Gostaria de dar parabéns pra vocês, pelo objeto criado.
    Achei q foi uma idéia sensacional e que colocou em pratica o que a Bauhaus defendia!
    Pude perceber que enquanto vocês criavam e montavam o objeto, vocês experimentaram vários materiais e conheceram novas técnicas, bem esse tipo de atividade que era defendido por essa vanguarda.
    Não tenho nenhuma sugestão de melhorias ao objeto, pois para mim eles esta adequado a vanguarda q vocês estão mostrando!

    Renato Slomski

    ResponderExcluir